Duvidas Frequentes

1. Como consultar o laudo na Internet?
- Entre no site: http://www.vitalabnet.com.br
- Dirija-se a "Resultados On-line" no Menu á direita,
- Informe usuário e senha.
- Clique em [Ok].

2. Gostaria de consultar os resultados dos meus exames (laudos) através do site. Que senha devo utilizar?
A senha que é gerada automaticamente na hora do atendimento. 

3. Esqueci minha senha de acesso no site. Como faço para resgatá-la?
A senha que é gerada automaticamente na hora do atendimento ou ligue para a nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (65) 3329-1993 e solicite a sua senha.

4. Fui à unidade coletar e/ou entregar diferentes materiais (exemplo: sangue, urina, fezes), mas um (ou mais) dos exames não foi (ou não foram) entregue(s). Como devo proceder? É possível prorrogar o prazo para entrega?
Sim, basta entrar em contato diretamente com a Unidade de Atendimento onde o exame foi realizado e/ou entregue.

5. Preciso estar em jejum para realizar um exame. É permitido beber água?
Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

6. Como devo proceder para fazer parte da equipe Vitalab?
Entre na seção TRABALHE CONOSCO que se encontra em nosso site. Lá você encontrará informações sobre como cadastrar o seu currículo.

7. Qual o endereço da sede do Vitalab?
O endereço é Rua José Corsino, 157, Tangará da Serra - MT, CEP: 78300-000. 

8. O resultado do exame pode apresentar alguma alteração caso o paciente esteja fazendo uso de algum medicamento?
Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante prevenir o profissional do Vitalab responsável por sua coleta, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. 

Antibióticos e antiinflamatórios têm ação sob a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.

9. Ao coletar urina para exame, por que se deve desprezar o primeiro jato?
O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

10. O cigarro interfere no resultado dos exames?
O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames como: teste de agregação plaquetária e curva glicêmica.

11. Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?
Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.

12. Pode haver alteração no resultado do exame durante o período menstrual?
O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o perído menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer assepsia local na hora do exame, para que o sangue menstrual não se misture à urina.

13. Durante o período menstrual a mulher pode fazer exame de sangue?
As mulheres podem realizar exame durante o período menstrual. Mas é importante informar o médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

14. O resultado dos exames laboratoriais podem apresentar alteração após atividade física?
Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, prolactnia, etc.

15. O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames?
Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

16. Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de colesterol e, principalmente, na de triglicérides. 

O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

17. É obrigatório estar em jejum para realizar exame de sangue?
Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens solicitados na receita médica requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia e triglicérides. O atendimento do Vitalab está apto a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

18. Algumas vezes há diferença nas orientações fornecidas pelo médico e pelo laboratório em relação ao jejum, para a realização de certos exames. Por que isso acontece e qual orientação se deve seguir?
O Vitalab ressalta que as orientações podem variar para cada exame ou tipo de paciente, dependendo de sua situação clínica e do que o médico solicita. Todos esses dados devem ser analisados para que o resultado do exame seja o mais confiável possível. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

19. É necessário estar em jejum para realizar o exame de fezes?
Não.

20. O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia? 
Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

21. O exame de urina deve ser realizado no laboratório?
O paciente pode realizar o exame em outro local, quando a solicitação for para “urina tipo 1”, colhendo o material em frasco apropriado, seguindo as orientações do atendimento do Vitalab. 

22. O uso de cremes podem interferir no resultado do exame de urina? 
Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame.

23. Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê?
O hematoma ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue e também por deficiência de algum fator de coagulação 

24. Posso receber o resultado de meus exames pelo telefone?
Sim, é possível receber os resultados por telefone, com exceção de alguns exames. Há também outras maneiras de receber os laudos: fax, e-mail, internet (no site do Vitalab). Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (65) 3329-1993 e opte pela maneira mais conveniente.

25. É possível que um portador retire os resultados dos meus exames sem apresentar os comprovantes?
Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados na unidade do Vitalab na qual o exame foi realizado. Na falta do comprovante original, o portador tem que levar a identidade e ou CPF.

Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (65) 3329-1993 – para obter mais informações sobre outras maneiras de receber seus laudos: fax, internet (no site do Vitalab) ou através do serviço Domiciliar. 

26. Crianças, idosos e gestantes têm atendimento preferencial nas unidades do Vitalab? 
Sim, o atendimento a gestantes, idosos e crianças é prioritário. Vale observar que no caso de ser necessária a presença de um profissional especializado, como na área infantil ou ginecológica, o atendimento pode não ser imediato.

27. O que é e para que serve um antibiograma?
Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

28. O que significa o resultado: “Dispensa Antibiograma” no laudo do antibiograma?
O resultado significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.

29. No Vitalab a coleta infantil é feita por profissionais especializados?
Sim. Há pessoal especializado nesta área, em constante reciclagem para aprimorar o atendimento infantil.